Nossa História

A FADEM foi fundada no ano de 1983, a partir do pressuposto de que crianças e adolescentes com deficiência múltipla podem aprender e que, portanto, precisam ter acesso a um espaço escolar. Assim, naquela época, alguns profissionais da FADEM que trabalhavam somente com atendimentos clínicos foram capacitados para aplicar um método de alfabetização dirigido a crianças e adolescentes com dificuldades motoras graves e que não falavam, mas que poderiam vir a se alfabetizar. Dessa forma, foi se organizando uma escola em um espaço anexo à clínica.

Nesta mesma época, após muitas discussões, das quais os pais participaram ativamente, foi escolhida a denominação “FADEM – Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla”. A escolha pela criação de uma fundação se deu devido aos trâmites legais, ao acesso a verbas e ao trabalho voluntário. No final da década de 1980, a FADEM passou por um agravamento de sua situação financeira. Nessa ocasião, o grupo de pais que administrava a instituição chegou a propor o seu fechamento. Foi então que os técnicos resolveram assumir a Fundação e, a partir disso, iniciou-se um processo de reorganização da instituição a partir de suas atuais conjunturas.

A FADEM aproximou-se da teoria psicanalitica, e um dos efeitos precipitados a partir desse encontro foi a estruturação de uma equipe interdisciplinar. Isso tem implicações profissionais e éticas, na medida em que vislumbra uma outra forma de refletir a prática clínica, isso é, levando em consideração a singularidade e a potencialidade de cada sujeito.

Em 1998, a FADEM recebeu da Prefeitura Municipal de Porto Alegre a cessão de um terreno no bairro Boa Vista para uso da instituição. A administração levantou verbas para a construção de uma sede própria e, em 2008, ampliou a sede em parceria com o Consulado do Japão. Após alguns anos de sobrevivência institucional e inexperiência administrativa, foi possível compreender a necessidade de se adaptar a um novo contexto social. Desde então, foram priorizados dois aspectos fundamentais: a qualificação dos atendimentos e sua manutenção e o conhecimento na área da gestão.

Hoje, há uma tendência em dividir o dever de suprir as demandas e as necessidades das populações vulneráveis entre o Primeiro Setor (setor público), o Segundo Setor (setor privado) e o Terceiro Setor (sociedade civil), fomentando a solidariedade em cada indivíduo para o bem comum. Afinal, se desejamos uma sociedade mais justa, somos todos responsáveis em aferir nossa parcela nesta busca, com ética e união.

Como muitas outras organizações do Terceiro Setor, a FADEM necessitou deixar de somente pedir e esperar doações para aprender a propor parcerias e buscar investidores, sair de dentro da instituição, mostrar o seu trabalho e integrar e formar suas redes; enfim, participar e dialogar com os demais setores da sociedade. Atualmente, a FADEM realiza atendimentos nas áreas de Clínica Interdisciplinar e Estimulação Precoce, e atendimentos pedagógicos especializados no Espaço Educativo e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A clientela da Fundação é formada, principalmente, por crianças e adolescentes com deficiência múltipla - PCDs, sujeitos que apresentam doenças orgânicas e atrasos no seu desenvolvimento.